Voando alto

Você está aqui

Enviado por eopen em sex, 16/03/2012 - 15:54

Feanos são aprovados em MBAs nas maiores escolas de negócios do globo e contam suas trajetórias

Por Christiane Silva Pinto

Hoje em dia não basta ter um diploma da faculdade. As empresas esperam muito mais de um candidato, desejam alguém que vá realmente agregar boas ideias à sua equipe. Pensando nisso, os feanos Guilherme Marinovic Antunes, Cesar Carvalho e Matheus Rioffi, alunos de Administração das turmas de 2002 e 2003, decidiram dar um passo a frente. Eles vão passar os próximos dois anos fazendo o MBA em Harvard.

Sabe-se da importância do MBA e do peso positivo que ele pode dar ao currículo,  embora muitos desconheçam o significado dessas três letras. Outras pessoas sabem o que é, mas ainda não tem referências de como escolher o melhor MBA, onde ou qual o seu custo. MBA é a sigla, em inglês, para Master in Business Administration, ou, em Português, Mestrado em Administração de Negócios. Traduzindo, MBA é um curso de formação de executivos, nas diversas disciplinas da administração, onde são estudadas matérias de marketing, finanças, RH e contabilidade. "Eu acredito que depois de três anos aprendendo skills técnicas em consultoria é hora de ter um treinamento específico com liderança para sair da esfera analítica para a de gestor de equipes", disse Matheus sobre a decisão de fazer o curso.

Para Guilherme, existem três principais benefícios: “o networking, o currículo e o aprendizado, tanto em termos de conteúdo, quanto em termos de habilidade, de aplicar o conhecimento”. O networking que o feano fará numa universidade como Harvard é sem dúvida algo muito precioso, afinal todos ali são profissionais muito bem qualificados e que passaram por um crivo rigoroso no processo de seleção. Cesar também acredita que esse contato com profissionais estrangeiros é uma grande vantagem de se fazer o curso no exterior. “ Isso vai me tornar uma pessoa  que sabe trabalhar em diversos ambientes, mais flexível”, diz ele.

É realmente difícil escolher em que universidade fazer o curso. O melhor caminho é pesquisar o que cada escola oferece, compará-las e ver qual delas dispõe do melhor programa de acordo com as necessidades de cada um. Há uma grande variedade de MBAs dentro e fora do Brasil e é difícil saber qual é o ideal. A escolha depende dos seus objetivos pessoais e o que você espera para sua carreira.

No caso dos feanos, não foi tão difícil destacar esses objetivos, pois acreditam que a FEA já incentiva seus alunos a desenvolverem habilidades diversas durante a graduação. “Acho que o mais interessante da FEA são as oportunidades extra-curriculares, como a Bateria, FEA Consulting Club, as Ligas de mercado financeiro e de marketing e todas as outras”, diz Guilherme, que participou ativamente do nascimento da Bateria S/A. Para Cesar, que já foi vice-presidente da FEA júnior, essa flexibilidade proporcionada pela universidade ajuda a tomar até mesmo a decisão do que fazer depois da graduação. “Na FEA eu descobri que tinha um mercado de consultoria que eu adorava e decidi tornar como minha profissão”. A faculdade também rendeu boas experiências para Matheus na área de consultoria. "A FEA deu grande parte da base que eu usei para ter uma boa passagem por consultoria, que foi o que me abriu as portas para novas oportunidades, incluindo o MBA. Seja nas aulas, ou na FEA Junior, eu aprendi bastante na FEA e usei isso na minha trajetória profissional".