"Marca forte, empresa forte"

Você está aqui

Enviado por eopen em sex, 16/03/2012 - 16:01

"Hoje as pessoas podem voar de avião, essa é a diferença", afirma diretor da Azul em evento na FEA

Por Christiane Silva Pinto

“Marca forte, empresa forte”. Pelo nome da palestra, já se podia ter ideia do que seria apresentado por Gianfranco Beting, diretor de comunicação e marca da Azul Linhas Aéreas, na 10ª Feira de Recrutamento e Carreira da FEA.

Com apenas dois anos e meio de operações, a companhia conecta 33 destinos com 230 voos diários. Somando-se às oito linhas de ônibus, são 39 cidades brasileiras servidas pela Azul, que já é a terceira maior companhia aérea do país. “Desde 2008, 2009, a gente vem trabalhando duro para fazer uma empresa aérea inovadora, de qualidade, diz Beting.

A grande novidade trazida pela empresa é o preço das passagens, tão baixos que podem chegar a R$29, algo que nos deixa intrigados. Beting explica que estimular o tráfego é uma das metas da companhia. Eles perceberam que seria melhor lucrar menos com cada cliente, mas ter mais pessoas viajando. “Quando você associa preços baixos com qualidade de serviço, você gera um gap”. E quando se fala em qualidade de serviço, a empresa está na frente de muitas companhias aéreas antigas e tradicionais. A Azul é a companhia aérea brasileira mais pontual, 95% dos vôos partem na hora marcada. O resultado da dedicação de todos os funcionários se encontra nos ótimos números da empresa: as aeronaves decolam com 80% da lotação. A grande aceitação do mercado surpreendeu a todos, inclusive às empresas concorrentes, já que apenas um vôo da Azul parte de Congonhas, todos os outros saem de Viracopos em Campinas.

“Mas qual é a diferença da Azul?”, é a pergunta feita e respondida por Beting. Em primeiro lugar, a liderança. David Neeleman, fundador da empresa, foi considerado pela revista Times uma das 100 pessoas mais influentes do mundo. Além disso, ele tem experiência: a Azul já é sua 4ª companhia aérea. O sistema de ônibus, que leva os passageiros até o aeroporto em Campinas, é mais uma comodidade que conquista os clientes. Além disso, existe a preocupação com a segurança, que se traduz na frota mais jovem e avançada do país.

O atendimento mais próximo e humano, as embalagens customizadas, o maior espaço entre as poltronas são detalhes que, associados aos preços baixos, atraem cada vez mais passageiros para a companhia. Não é por acaso que a Azul já é a segunda marca mais comentada no Facebook no Brasil, perdendo apenas para a Nike. “Para se construir uma marca poderosa, detalhe nenhum é pequeno demais”, diz Beting, com o sorriso de quem sabe que está no caminho certo.