Feano Marcos Leal fala sobre investimento em pesquisa

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Enviado por eopen em qua, 07/11/2012 - 15:29

> Diretor de Marketing da GE, o Feano Marcos Leal, fala sobre investimento em pesquisa

Por: Talita Nascimento

\"Palestrante

"Vendemos muito mais soluções do que caixinhas de metal", é o que diz Marcos Leal diretor de Marketing da General Eletric durante o evento Cors in Focus. A palestra foi organizada pelo CORS (Center for Organization Studies) e teve como tema a organização e as ações da GE. A multinacional, que tem diversas áreas de atuação, investe em Centros de Pesquisas e inovação a ponto de já ter registrado mais de 3000 patentes.

Um destes centros será concluído até 2013 no Rio de Janeiro, fazendo parte dos cinco presentes no mundo, junto com Nova York, Índia, China e Alemanha. A conquista do Centro no Rio de Janeiro, foi um grande desafio. "Como pessoa de marketing acho que foi um dos processos mais interessantes que eu já passei profissionalmente. Eu tinha que vender o país!", comenta. Ele revela que a estratégia foi pensar no país em uma perspectiva de 20 anos para frente.

Este investimento da GE mostra a forma da instituição olhar para o mercado. Ao oferecer produtos ou projetos para governos por exemplo, a General Eletric procura conhecer as necessidades e costumes do local. É desta forma que a empresa trabalha com geração de energia, atividade que mais faz a multinacional crescer no momento.

Soluções em Energia

Quando questionado a respeito de uma solução para os recentes apagões no país, Marcos diz que mais do que aumentar a produção, é preciso gerenciar melhor a distribuição desta energia.

Ele acredita que aplicar o conceito de Smart Grid no Brasil, seja o mais adequado. A partir dele, o consumidor pode administrar melhor a energia que utiliza, organizando-se para que seus eletrodomésticos operem em modo de consumo "ótimo". No entanto, é necessário que o governo estabeleça tarifas diferentes de acordo com o horário de consumo. 

Além disso, o uso de fontes diversificadas de energia também foi discutido. O palestrante acredita que há uma fonte mais indicada para cada local, mas que é preciso incentivos para que certas fontes renováveis sejam vantajosas. A energia solar, por exemplo, é cara, mas se as placas de captação forem colocadas em parques eólicos o espaço será melhor utilizado, pois a incidência de vento é grande pela manhã e ao entardecer, e é comum que haja mais sol durante a tarde.

Estratégias da Empresa

As tentativas da GE de ingressar em outros países, que não os Estados Unidos e os europeus, começou depois da crise de 2008, quando mercados como a América Latina passaram a ser mais interessantes. Uma ação importante neste sentido, foi conceder maior poder de decisão aos novos países. Antes desta medida, as criações propostas nestes lugares demoravam para serem aprovadas e acabavam velhas para entrarem no mercado. Ao conceder mais independência às unidades, as soluções passaram a ser melhor aplicadas.