Docente da FEA é o primeiro latino-americano a receber o prêmio da History of Economics Society

Enviado por mayra.onishi em sex, 02/02/2024 - 16:26

Diego Lobo Coppio

A tese de doutorado Tracing Mathematical Economics: Essays in the History of (Departments of) Economics, defendida por Matheus Assaf Cosendey no Departamento de Economia da FEAUSP, recebeu o Dorfman Dissertation Prize em 2023. Ele foi o primeiro aluno latino-americano a ser agraciado com o prêmio, desde que foi criado há 33 anos.

Desenvolvida com apoio da Fapesp entre 2018 e 2021, sob a orientação dos professores Pedro Garcia Duarte (ex-FEAUSP/Insper) e E. Roy Weintraub, da Duke University, a pesquisa discorre sobre a formação de comunidades em departamentos de Economia em Berkeley, Stanford e no Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) na segunda metade do século 20, como forma de desenvolvimento da Economia Matemática.

Segundo o professor Pedro Garcia Duarte, o trabalho contribui para a literatura ao estudar de modo mais aprofundado a matematização da ciência econômica. “Mas, em vez de olhar para a produção acadêmica dos economistas e o uso crescente de matemática em artigos e livro, ele olha para a formação de comunidades de economistas matemáticos em departamentos de economia de três universidades, duas nos EUA -- Stanford University e University of California, em Bekerley -- e no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Brasil”.

Cosendey fez estágio na Duke University com bolsa da Fapesp e é novo docente da FEA. O professor Pedro Duarte Garcia disse que esse estágio o ajudou a coletar o material que foi crucial para que o aluno pudesse reconstruir as redes acadêmicas que fortaleceram a economia matemática nos Estados Unidos.

Matheus Assaf Cosendey formou-se em Economia na Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2013. Realizou seu mestrado em Economia (2014-2016) na FEAUSP, assim como seu doutorado em Teoria Econômica (2017-2022).

O Dorfman Dissertation Prize é organizado pela History of Economics Society – organização internacional responsável por promover discussões entre acadêmicos no campo da história econômica e disciplinas relacionadas. A organização concede ao vencedor do prêmio uma bolsa de estudos de US$500, além de cobrir outros US$500 de despesas de viagem para a participação em sua 51ª conferência anual, que ocorrerá em julho de 2024, em Santiago, no Chile.