Country Manager da Webmotors conta sobre sua carreira

Enviado por eopen em qui, 03/07/2014 - 15:38

Country Manager da Webmotors conta sobre sua carreira e relação com a FEA

Por Anaís Motta

Graduada em 1988 pela FEA e agora a nova Country Manager da WebMotors, Maria Regina Parente Botter sempre teve curiosidade sobre o mundo das empresas, desde pequena. Quando precisou decidir sobre curso que faria na universidade, procurou aquele que melhor a preparasse para ingressar no universo empresarial e que, ao mesmo tempo, a proporcionasse uma formação mais generalista. Por conta disto, Maria Regina teve a FEA como primeira escolha e optou por estudar Administração.

Segundo a executiva, sua graduação contribuiu muito, em todos os sentidos, para o início de sua carreira e seu crescimento profissional. “Na própria FEA encontrei as informações sobre meu primeiro estágio e também para meu primeiro emprego”, conta. Além disso, as disciplinas relacionadas à contabilidade, custos, direito, matemática financeira e economia a ajudaram muito em diversos aspectos de sua profissão.

Depois de formada, Maria Regina decidiu por fazer uma pós-graduação em Marketing pela ESPM e um mestrado no exterior, na Stanford University. De acordo com ela, a base sólida que teve na FEA a proporcionou uma boa bagagem para assimilar os conceitos mais profundos apresentados na pós e no mestrado. “Quanto mais avançava na carreira, mais clareza eu tinha de que buscava uma posição mais estratégica e mais próxima da gestão geral do negócio”, comenta.

Antes entrar para a equipe da WebMotors, contudo, a executiva trabalhou no Banco Santander e no Banco Real. Segundo ela, as duas experiências foram boas e, com elas, aprendeu a ser uma líder melhor e a dar espaço para as pessoas aplicarem as competências que dominam e desenvolver aquelas em que não são boas. “Acredito que os espaços não devem ser cedidos, eles devem ser ocupados, sem abrir mão da ética e dos valores”, defende Maria Regina.

No ano de 2011, ingressou como Chief Operations Officer na WebMotors e era responsável pela operação da empresa, englobando áreas de Produtos, User Experience, Tecnologia, Operações, Finanças, Marketing e Business Intelligence. Em dezembro do ano passado, assumiu a gestão da empresa como um todo e passou a responder por toda sua estrutura comercial, ocupando, enfim, o cargo de CountryManager.

De acordo com Maria Regina, a carreira deve ser planejada pelo indivíduo, e não pela empresa. Em um ambiente cada vez mais competitivo, agilidade e inovação são competências fundamentais para o novo profissional que ingressa no mercado de trabalho. “As oportunidades só se apresentam para quem as procura, portanto, ser ousado e estar apto a correr certos riscos são essenciais para o sucesso no mundo corporativo”, finaliza a executiva.