Alunos da FEA vencem maior competição de finanças do país

Enviado por mayra.onishi em seg, 27/11/2023 - 12:04

Um grupo de alunos da FEA, sob a mentoria do professor Leandro Maciel, venceu o Desafio Itaú Asset Quantamental 2023, a maior competição nacional da área de finanças. Os alunos Gustavo Yuji, Kevyn Andrade, Rafael Sato e Thomas Yasuoka conquistaram o primeiro lugar da concorrida competição com o Robô Fractinho, uma estratégia quantitativa de investimento baseada no conceito de estruturas fractais em séries temporais. O grupo faz parte da liga FEA.dev. O prêmio recebido pelos vencedores foi no valor de R$ 15 mil.

Esta edição do Desafio Itaú Asset Quantamental teve um número recorde de inscritos, reunindo mais de 400 grupos formados por mais de 1.200 alunos, oriundos de 137 universidades brasileiras. Houve a participação de universitários de praticamente todos os Estados brasileiros.

O professor de Finanças Leandro Maciel, que atuou como mentor do grupo, disse que essa é uma grande conquista para a FEA dentre os agentes do mercado financeiro. “Essa vitória confirma a preocupação da FEA em capacitar seus discentes em temáticas de fronteira como a área de finanças quantitativas. Além disso, a conquista também é fruto dos benefícios da sinergia entre ensino, pesquisa e extensão, por congregar, no grupo vencedor, discentes com habilidades utilizadas no desafio que foram adquiridas em disciplinas de graduação e, também por meio do desenvolvimento de atividades de iniciação científica e de participação de entidades estudantis, como a FEA.dev, que trata da capacitação em programação computacional”.

Leandro Maciel comentou, também, como foi a experiência dos alunos na busca da solução para o desenvolvimento do robô vencedor. “Os três meses de desafio permitiram aos alunos da equipe um maior contato com a solução de problemas práticos e de alta complexidade em gestão de investimentos. E ao mesmo tempo abriram caminhos para potenciais áreas de atuação profissional e a realização de pesquisas científicas”.

O Desafio Itaú Asset Quantamental é uma oportunidade para os estudantes terem um primeiro contato com o mundo quantitativo voltado ao mercado financeiro. A missão é colocar em prática suas habilidades em dados para tentar criar e desenvolver uma estratégia de investimento, que poderá ser aplicada no Itaú. As equipes participantes têm geralmente entre 2 a 4 pessoas, sendo permitida a participação de um mentor.