> Jacinto Bebiano Simões Ferreira ingressou na FEA no início da década de 50
Por Beatriz Montesanti
Jacinto Bebiano Simões Ferreira ingressou na FEAUSP em 1952. Naquele tempo, o curso de economia e administração era um só, de forma que Jacinto se formou em 57 com os dois diplomas. Para você que fez as contas, deve ter reparado que ele levou 5 anos para concluir o curso: “Repeti o terceiro ano por conta do um senhor Delfim Netto, que me bombou por faltas”, explica. Na época, o ex-ministro era professor assistente de Estatística.
Jacinto lembra muito bem da solenidade promovida quando ingressou na faculdade. A turma era de apenas nove pessoas, e foram todos para a churrascaria Juçara comemorar com um dinheiro fornecido pela Diretoria.
Nos anos seguintes, o aluno iria se envolver com diversas organizações feanas: foi diretor do time de natação e organizou uma equipe de pólo: “Era um timinho muito bom. Nosso primeiro jogo foi contra a Medicina, mas tomamos de 11 a 2”.
Não ficou só no esporte: foi também diretor do Centro Acadêmico. Na época, havia dois partidos opositores, o ULA, de direita e do qual fazia parte, e o PAC, o partido de esquerda. “Não tinha gente no muro, naquele tempo todo mundo tomava partido. Mas era só brincadeira, não levávamos as coisas tão a sério como hoje”.
Após se formar, Jacinto foi trabalhar com o pai na área têxtil. Dali, foi para a bolsa de mercadoria e depois para o BNDS, onde está até hoje. Quando perguntado sobre o trabalho, responde de prontidão: “Meu trabalho é meu divertimento”.