Lucas Lignon
A Coordenação de Cooperação Internacional (CCInt FEA) deu boas-vindas na última sexta-feira (21) aos estudantes estrangeiros que irão frequentar a faculdade ao longo do primeiro semstre de 2025. A FEAUSP recebe ao todo 51 estudantes de 17 nacionalidades diferentes.
O encontro promoveu a primeira recepção dos estudantes e ofereceu orientações para a estadia no Brasil e vivência universitária, como documentos necessários, meios de transporte e cultura do país. O professor André Luis Chagas, coordenador da CCInt, abriu o evento, seguido de Wilton Oliveira e Marcio Cuzziol, assistentes de Relações Internacionais, que conduziram o encontro e ofereceram instruções para os intercambistas.
A presidente da Atlética FEA USP (AAAVC) Naomi Ikemori e a diretora de eventos Ana Clara Piovesan apresentaram as possibilidades que a entidade promove em relação ao esporte e à integração com outros estudantes. “Somos mais do que uma universidade, nós oferecemos muitas atividades e esperamos que os seus dias aqui sejam mais do que apenas estudo, com a prática de esportes, por exemplo”, afirma Naomi.
Dentre as 17 nacionalidades de intercambistas, a França é a mais representada: 28 estudantes vieram de instituições do país. Espanha e Países Baixos trouxeram quatro intercambistas cada, seguida de Alemanha e Portugal com dois. Além desses, Peru, Austrália, Coreia do Sul, Finlândia, Itália, Reino Unido, Rússia e Suíça são países que enviaram estudantes por convênios firmados com a FEAUSP.
O estudante francês Tom Petit Vallois, da Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, conta os motivos pelos quais escolheu a FEAUSP: “A qualidade da universidade e a diferença em relação à França, principalmente na cultura”. Clémentine Monnier, também estudante da mesma instituição, contou que é a primeira vez que vêm ao Brasil e que está animada com o país. “O Carnaval vai ser uma super experiência, e ainda descobrir o país, as belas paisagens, as praias, as comidas e as pessoas”, afirma. Tom ressalta que, além da diversão, quer aproveitar a parte acadêmica a partir da visão brasileira: “Eu gosto de empreender e gostaria de ver como os brasileiros empreendem, quais são suas ideias e cultura”.
O evento ocorreu no auditório Carlos e Diva Pinho, Biblioteca FEAUSP, e foi seguido de um tour pela unidade. A Coordenação de Cooperação Internacional , organizadora do evento, é responsável por coordenar programas internacionais e convênios com instituições de ensino superior de outros países, além de orientar estudantes e professores interessados em realizar intercâmbio no exterior. Para mais informações, acesse: http://www.fea.usp.br/internacional.
*As falas citadas na matéria foram traduzidas do Inglês, língua utilizada em todo o evento. A conversa com os estudantes franceses foi conduzida na língua nativa dos entrevistados e traduzida para o texto.