Artigo do professor Eduardo Vasconcellos sobre a regulamentação da profissão do Administrador que completou 50 anos

Você está aqui

Enviado por milenan@usp.br em qua, 04/11/2015 - 15:54

A regulamentação da profissão do Administrador completou 50 anos no dia 9 de setembro deste ano, embora a função de administrar seja muito antiga. 

A regulamentação da profissão do Administrador completou 50 anos no dia 9 de setembro deste ano, embora a função de administrar seja muito antiga. Nos primórdios da civilização, famílias e indivíduos começaram a se agrupar em tribos e gradualmente o trabalho, como buscar alimentos, proteger, cuidar dos filhos, julgar, tratar doentes, solucionar conflitos, chefiar, foi dividido. Com o crescimento das cidades e das organizações, a função de administrar tornou-se cada vez mais complexa, mas por muitos séculos foi executada por intuição e experiência passada dos mais velhos para os mais novos. Esta foi a etapa da criação.

No século passado começou-se a estudar a função, livros foram escritos e foram criados cursos para ensinar Administração. Teve início a etapa de estudo, registro e ensino do processo de administrar. Administração é uma integração de várias áreas do conhecimento como Psicologia, Matemática, Sociologia, Direito, Engenharia, Economia e muitas outras. O curso de Graduação em Administração da FEA, por exemplo, iniciou nos anos 60 e os professores eram Engenheiros (alguns com Mestrado e Administração no exterior), Matemáticos, Sociólogos, Psicólogos, Geógrafos, Historiadores, Advogados e profissionais de outras formações. Pouco a pouco os conhecimentos sobre Administração cresceram, foram aplicados em empresas, governo e organizações do terceiro setor, e através de pesquisas e publicações, foram se especializando em áreas como bancos, hotéis, pequenas e médias empresas etc. Os cursos de Mestrado e Doutorado criaram um corpo de professores e pesquisadores voltados especificamente para o desenvolvimento de conhecimentos específicos sobre a Administração, mas sem perder a integração com as demais áreas do conhecimento. Muitas pessoas formadas em outras áreas fizeram mestrado e doutorado em Administração e passaram a ensinar e pesquisar, aumentando o acervo de conhecimentos, mesclando sua formação com o processo de gerenciar.

A criação do Conselho Federal de Administração e dos Conselhos Regionais impulsionou ainda mais a profissão. Somente o CRA SP tem registrados 63 mil profissionais e mais de sete mil empresas. O último censo realizado em 2013 mostrou que é o curso com maior número de matrículas em graduação no Brasil: 886.690. A FEAUSP oferece curso de graduação em Administração (nota máxima pela avaliação da Folha de São Paulo), tendo formado 5.989 alunos até junho de 2015. A FEAUSP também oferece cursos de Pós-Graduação (nota máxima pelo MEC) e formou até hoje, 1.035 Mestres e 673 Doutores em Administração. O Programa de Pós-Doutoramento trouxe contribuições adicionais.

Hoje a Administração está na etapa de renovação tendo em vista o futuro para fazer face às inúmeras mudanças na tecnologia e nos modelos de negócio. As tecnologias de informação associadas à globalização, a cada dia criam novas oportunidades de negócio e novas ameaças aos existentes. Antecipar essas mudanças e ajustar conceitos, estratégias, práticas gerenciais, assim como conteúdo e métodos de ensino é o novo desafio.

Eduardo Vasconcellos
Professor Sênior do Departamento de Administração da FEAUSP