A tecnologia e os recursos humanos

Enviado por eopen em sex, 16/03/2012 - 16:27

Nascida da iniciativa de três feanos, a Umanni desenvolve soluções tecnológicas.

Por Christiane Silva Pinto

Nascida em 2008 da iniciativa de três estudantes, a Umanni é uma empresa que desenvolve soluções tecnológicas voltadas ao desenvolvimento organizacional e à gestão de talentos. A empresa é uma sociedade entre Luís Villares, ex-aluno da Poli, Guilherme Santos, também conhecido como GAS, e Antônio Vieira, conhecido  como Almanake, ex-aluno de Administração da FEA.

A principal ideia dos três jovens empresários é que uma ferramenta de gestão não pode ficar restrita ou destinada apenas ao departamento de Recursos Humanos. Segundo Almanake, o software criado por eles tem a cara do cliente. Para isso, eles acompanham de perto todas as fases da implementação do serviço, desde o levantamento das necessidades daquela empresa até a análise dos resultados, passando pelo treinamento dos usuários.

Almanake explica que o processo “gera indicadores, material para que o gestor veja quem faz a diferença na sua equipe”. Esse é exatamente o resultado esperado, conhecer melhor o material humano à disposição, para então reter talentos, aumentar a produtividade e reduzir custos. Tudo isso a partir de uma melhor divisão dos capitais variáveis, como a falta de gestão e a precariedade de lideranças.

O software trazido pela Umanni é simples e fácil de usar, para que seja utilizado por toda a empresa. “Quando a gente começou a pensar no software, o conceito de rede social corporativa era inexistente”, conta Almanake. Com o desenvolvimento da tecnologia, eles chegaram a um programa simples e que oferece altos padrões de segurança. Guilherme explica que, apesar de ter um protocolo mais fácil que HTTP, “é impossível clonar dois usuários”, e que o software ainda permite integração com outros sistemas, como o da folha de pagamento, por exemplo.

Outra grande preocupação da Umanni é conquistar a geração Y. “Estar preocupado com a geração Y é estar preocupado com o mercado de trabalho”, diz Almanake. Nascidos até 1995, os jovens da geração Y já estão no mercado de trabalho e cresceram cercados pela tecnologia. É difícil agradar uma geração que tem a tecnologia como algo tão natural em suas vidas. “Nosso software tem tudo a ver com a geração Y”, diz Almanake. Com a aparência de uma rede social, essa relação entre software e usuário se dá de forma mais intuitiva e natural.