Semana dos bixos 2012

Você está aqui

Enviado por eopen em qui, 19/04/2012 - 13:23

> Como já é longa tradição, a gincana marcou mais uma vez a recepção dos calouros da FEA.

Por Beatriz Montesanti

A Semana dos Bixos da FEA iniciou-se às 10 horas da manhã da segunda-feira, 27 de fevereiro. Como acontece todos os anos, os primeiros dois dias da recepção foram organizados pelo Centro Acadêmico e, os demais, pela Atlética.

A ideia dos organizadores é a de que, logo no início, os novos ingressantes já criem laços com a Faculdade. Uma das formas de promover isto é ensinando-os os hinos cantados durante os jogos. Para tanto, veteranos levantaram o coro em pleno saguão no shopping Eldorado, onde levaram os calouros para almoçar. “A intenção é criar o orgulho feano e fazer com que eles já entrem de cara no clima dos jogos”, explicou Pablo Naze, vice-presidente da Atlética.

Na terça-feira aconteceu um tour a pé pela USP e, no dia seguinte, teve início a esperada gincana. No auditório do FEA-5, calouros foram divididos entre as quatro equipes: azul, amarelo, vermelho e verde, com as quais ficarão atados por toda a graduação. O primeiro dia da competição é marcado pelo “quiz cultural”, que exige dos competidores um grande exercício de memória para lembrar de remotos personagens da infância e programas de televisão que há muito deixaram de ver.

Durante a tarde, calouros e veteranos engendram esforços no ensaio para o Teatro dos Bixos, apresentado na sexta-feira. “Este é um momento de muita integração, que dá pra conhecer bastante gente”, comentou Pablo.

Na quinta-feira, as equipes em seus respectivos uniformes coloridos ocuparam o estacionamento da FEA para as provas dinâmicas, como passa-ou-repassa e a busca por objetos inusitados. A lista deste ano incluia um letronix, uma fita de game-boy e um CD original do grupo Rouge. A equipe que conseguisse o maior número de itens em uma hora levava os pontos. Este ano, 11 dos 15 objetos foram trazidos pelo time azul.

Na sexta-feira, as rampas do FEA-1 lotaram com a plateia para o teatro, com direito a figurino e cenário. De acordo com Pablo, “Esta é a parte preferida de todos, porque podem ver o trabalho que tiveram durante a semana se materializar”

No entanto, o encerramento da semana acontece apenas no dia seguinte, o sábado no qual os alunos tem prazer de chegar logo cedo na Cidade Universitária. Um rally, seguido por um caça ao tesouro, espalha-se por todo o campus, e o dia se encerra com um grande churrasco na vivência. A festa une os recém-chegados a veteranos de longa data que retornam a FEA para prestigiar o evento. Durante o churrasco, ainda, é anunciada a equipe vencedora, que neste ano foi a Azul, time com o maior número de vitórias na história da gincana.

Após a entrega do prêmio, no entanto, toda a rivalidade se acaba. Os veteranos fazem um discurso e mostram como, a partir deste instante, todos ali torcem pela FEAUSP.