Feano mostra como empreender em RH

Você está aqui

Enviado por eopen em qua, 27/11/2013 - 14:14

> Feano conta sua trajetória empreendedora na área de Recursos Humanos

Por Gabriela Stocco

Antonio Carlos Gola Vieira se formou Administração de Empresas na FEA em 2007. Desde o período de estágios, atuou no setor de RH e hoje tem sua própria empresa na área, a Umanni, que conta com clientes como Bobs, Pizza Hut, Bematech e Lockton.

Vieira, que na FEA ganhou o apelido de Almanake, explica que a Umanni é uma empresa de tecnologia e cria sistemas de Desenvolvimento Organizacional (como avaliações 360º, pesquisas de clima, avaliação de competências), inserida em uma interface social. “Além de a empresa (cliente) obter grandes ferramentas de RH, ela ganha também uma rede social corporativa que auxilia em sua gestão do conhecimento, colaboração interna, comunicação”. Ele conta que hoje são seis sócios, sendo dois deles investidores-anjos, pessoas físicas que investem em negócios que estão começando.

Antes de abrir sua empresa, Vieira acumulou experiência na área de RH: “Meu primeiro trabalho efetivo foi na Johnson Controls, em 2007. Fiquei até 2009, gerindo a área de Recrutamento e Seleção e auxiliando a empresa na implantação e ferramentas de RH, como pesquisas de clima, avaliações de desempenho e planos de metas e bônus. Em 2009, tive um breve passagem como Consultor de RH e Processos na Totvs. Nesta empresa conheci as pessoas que me ajudaram a fundar a Umanni, projeto que passei a me dedicar integralmente a partir do fim de 2010”.

A Umanni oferece diversos serviços por meio de sua rede social corporativa. “Além disso, temos bons casos de sucesso nas áreas de gestão de franquias e comunicação entre Associações e Sindicatos”, afirma o empresário.

A empresa cresceu e, no início de 2013, foi lançado o projeto Talentu, que é uma sub-divisão da Umanni “focada na disponibilização de oportunidades de trabalho e currículos em vagas de primeiro emprego e/ou populares”. Foi disponibilizado o site, www.talentu.com.br, e algumas plataformas em redes sociais. Vieira explica: “Utilizamos ferramentas sociais para chegar até nosso público, sendo que aquela que pegou mais foi o Facebook. Hoje temos mais de 37 mil seguidores na página (facebook.com/TalentuVagas). Atualmente, o site é gratuito para as empresas e para quem busca emprego. Temos interesse em aumentar nossa base e, assim, a estratégia de ser gratuito vem funcionando muito bem”.

Vieira avalia que a área de RH tem espaço para o empreendedorismo: “As áreas de RH costumam demandar muitos serviços de consultores ou empresas externas. Assim, mesmo com uma ideia pequena ou de nicho, acredito que seja possível conquistar um espaço para empreender na área de RH”.

Negócios na internet

Já para atuar com internet e tecnologia, é preciso estar cercado de profisisonais competentes e que contribuam em áreas que não são seu ponto forte. “Para atuar com especificamente com tecnologia é fundamental ter networking na área, afinal, eu não sei programar uma linha de código. É vital ter uma equipe de tecnologia no negócio que estamos inseridos”. Ele também dá conselhos para começar seu próprio negócio: “É muito importante ter sócios que complementem seu core business (o foco ou área do negócio). É importante ter investidores que acreditem e invistam recursos, como dinheiro, expertise e contatos, em sua ideia. É muito difícil começar algo sozinho. E, evidentemente, é importante desenvolver plataformas que tragam valor ao seu mercado, pois não existe negócio sem clientes.”