Feano desenvolve sistema de entrega de kits gastronômicos

Enviado por eopen em qua, 16/07/2014 - 13:50

> Feano cria sistema de entrega de kits para elaboração de pratos sofisticados

Por Anaís Motta

Nem todo mundo sabe cozinhar e muitas vezes o tempo para comprar ingredientes e elaborar uma receita diferente e refinada é escasso. Pensando nisso, o feano Hugo Godinho, em conjunto com seus sócios e em parceria com o Disk Cook e o Buffet Charlô, desenvolveu o cheftime.com.br. A ideia é ajudar o consumidor a cozinhar pratos requintados de maneira mais fácil e sem precisar sair de casa. Para isso, o site realizará a venda on-line de kits gastronômicos, com todos os ingredientes necessários para a preparação da receita escolhida pelo cliente, já na medida correta.

Esse modelo não é novidade no exterior. Em países da Europa e nos Estados Unidos, por exemplo, as pessoas já estão acostumadas a fazer compras de supermercado pela internet e a criação de um sistema de entregas de kits gastronômicos foi um próximo passo óbvio para elas. Lá fora, já existem empresas muito grandes trabalhando no ramo, que atendem a diversos países e seguem mais ou menos o mesmo modelo de atuação.

E como surgiu a ideia de criar o Cheftime? “O pessoal da Disk Cook quis trazer esse conceito para o Brasil e eu gostei muito da ideia. Sempre gostei de gastronomia e achei que o projeto tinha a minha cara”, conta Hugo.

A partir daí, surge a aliança entre o Buffet Charlô, responsável pela produção dos kits, e o Disk Cook, encarregado de fazer a entrega dos ingredientes aos consumidores. Casaram-se a capacidade de logística da empresa de delivery, que faz parte do grupo iFood, com a competência de produção do buffet. “Se a gente fosse começar a fazer as coisas da cozinha de casa, montando os kits de maneira mais artesanal, ia ser mais difícil. Por isso, decidimos por elaborar um modelo que nos possibilitasse crescer de forma mais rápida e que atingisse o maior número de clientes possível”, explica o feano.

Por enquanto, as iniciativas tomadas pelo Cheftime são mais virtuais. De acordo com Hugo, a maior parte do público do site é formada por pessoas solteiras ou jovens casais que não possuem a cultura de deixar a despensa cheia de comida ou nem ao menos tem tempo para preparar os pratos, o que torna o Cheftime uma alternativa mais rápida e prática. “A gente vai fazer algumas ações físicas, sim, mas estamos apostando principalmente no on-line neste começo. Queremos ser bem agressivos e nos tornar o nome principal do ramo futuramente”, afirma.

Antes e depois da FEA

Hugo Godinho é formado em Administração pela FEA, mas nunca acreditou que possuía o espírito empreendedor. “Quando estava no final do colegial, eu queria fazer Medicina. Acho que, na verdade, eu não sabia o que queria fazer e Medicina era o mais difícil, então provavelmente eu não ia passar e ia ter mais tempo pra pensar [risos]”, conta. Depois de não entrar em Medicina, Hugo decidiu fazer curso pré-vestibular e resolveu tentar Administração. Segundo ele, a escolha foi baseada no fato de que o curso o permitiria fazer muitas coisas depois. “Apesar de estar focado num negócio de gastronomia, uso muito do que aprendi na graduação”.

Quando terminou a faculdade e começou a trabalhar em empresas, pode se conhecer melhor e resolveu que não queria ajudar alguém a enriquecer sem que aquilo tivesse algum significado pra ele. “Como eu gosto muito de política, sobretudo política internacional, passei um tempo estudando para Diplomacia, mas é muito difícil passar nesse concurso”, conta o feano. A ideia de se tornar diplomata, por enquanto, foi colocada na geladeira. “Não abandonei o projeto completamente, mas no momento eu estou 100% focado no Cheftime. Fica aí uma ideia para médio ou longo prazo”.

Para Hugo, todavia, o maior aprendizado que a FEA o trouxe foi a percepção de que é necessário aproveitar bastante o ambiente universitário, principalmente por causa de todas as ligações e contatos que você estabelece na faculdade, das entidades estudantis e das atividades diversas. “Hoje tem muito mais coisas do que tinha na minha época. Participar dessas coisas é muito legal, é gratificante, você aprende tanto quanto nas aulas. Na prática, você acaba utilizando apenas um pouco do que viu em sala de aula, enquanto as atividades diferentes trazem oportunidades pra você no futuro”, finaliza.