Delfim Netto doa sua biblioteca para a FEA

Você está aqui

Enviado por eopen em sex, 16/03/2012 - 16:24

Delfim Netto, professor emérito da casa, doa sua biblioteca pessoal para a FEA com 250 mil volumes.

Por Christiane Silva Pinto

"Estou devolvendo para a FEA tudo aquilo que ela me deu", afirmou Delfim Netto em entrevista para o jornal Folha de São Paulo. Nascido no Cambuci, bairro industrial e de classe média de São Paulo, Delfim trabalhou na fábrica de sabonetes Gessy e conseguiu se formar em Economia pela FEAUSP. Hoje, o feano, economista e ex-ministro da Fazenda vai doar sua biblioteca pessoal para a faculdade. São cerca de 200 mil livros doados, os quais integram o total de 250 mil itens do seu acervo pessoal. A coleção é uma das maiores bibliotecas privadas do Brasil.

Constituída em sua maioria por títulos de economia, a coleção conta também com livros e documentos de história, geografia, filosofia, ciência política e matemática. A biblioteca será integralmente doada para a FEA, onde Delfim fez sua carreira acadêmica, tornou-se professor titular de Análise Macroeconômica em 1983 e é professor emérito.

A FEA iniciou um projeto de expansão e adequação da infraestrutura de sua biblioteca para dar continuidade ao processo de modernização, atualização e aumento do acervo físico e virtual. Assim, a nova biblioteca trará mudanças no espaço físico e permitirá uma melhoria conjunta nas suas atividades, com benefícios para alunos, professores, pesquisadores e sociedade em geral.

Segundo Wagner Cassimiro, que está à frente da captação de recursos para o projeto, "a doação do acervo teve um impacto muito positivo para a campanha de mobilização de recursos. As pessoas e as empresas ficaram animadas com a notícia e estão mais dispostas a participar do projeto". Para Dulcinéia Dilva Jacomini, diretora da biblioteca, “a doação impacta no sentido de que triplica o acervo de livros da Biblioteca FEA e agrega um conteúdo amplo e atualizado nas mais diversas áreas de interesse para os pesquisadores”.

Os livros devem chegar à faculdade no final do ano. O projeto de reforma e expansão da bioblioteca teve início em novembro de 2010 e tem término previsto para novembro deste ano.