Aluno da FEA vence competição internacional de jogos de empresas

Enviado por mayra.onishi em qua, 06/09/2017 - 08:56

O estudante de Contabilidade Thiago Coelho Baldan, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, de 27 anos, conquistou o primeiro lugar do Best Strategy Invitational (BSI), uma competição global de jogos de empresas baseada no simulador online BSG (Business Strategy Game), disputada por alunos das áreas de administração, economia e contabilidade de diversas universidades do mundo. Realizado no início de agosto, durante duas semanas, o certame reuniu os campeões das rodadas finais da edição 2017 do “The Business Strategy Game”. Aluno da disciplina “Jogos de Empresas I”, ministrada pela professora Luciane Reginato Cornacchione, do departamento de Contabilidade e Atuária da FEAUSP, Baldan e sua equipe haviam terminado empatados em primeiro lugar no ranking mundial, durante as competições no semestre passado.

Segundo as regras do Best Strategy Invitational, qualquer equipe de estudantes que termine em primeiro lugar no exercício de simulação BSG realizado em sua escola ou universidade, recebe um convite para participar do BSI, realizado três vezes ao ano pelos organizadores. No último certame, de agosto, 32 equipes participaram de um total de 282 convidadas. Elas foram divididas em três diferentes indústrias de simulação, cada uma concorrendo para o BSI Grand. “Como fomos os primeiros colocados de nossa sala, recebemos convites para participar da rodada especial do BSG em agosto disputada apenas entre os campeões, elevando consideravelmente a dificuldade da competição. Resolvi participar por minha conta e acabei novamente em primeiro lugar, representando a USP”, comemorou o aluno Thiago Baldan, que acaba de receber o certificado de Grande Campeão BSG 2017.

A FEAUSP participa todos os anos de competições internacionais voltadas a estimular no aluno a tomada de decisões na condução de um negócio. O BSG é um simulador de ambiente empresarial que possibilita ao estudante desenvolver habilidades relacionadas à gestão e aprofundar o entendimento sobre vários aspectos envolvidos na condução do negócio. “O objetivo é trabalhar habilidades de gestão, análise gerencial e tomadas de decisões com  intuito de formar o gestor contábil. É uma iniciativa do departamento de Contabilidade e Atuária da FEAUSP. Não há outro curso de graduação em Ciências Contábeis no Brasil que utiliza essa ferramenta. Somos os únicos, pioneiros”, afirmou a professora Luciane Reginato Cornacchione.

Luciane garantiu que o software foi escolhido, após uma ampla pesquisa, por ser o melhor do mundo para exercitar essa tomada de decisão por parte do aluno. O BSG aproxima o exercício da realidade. “É muito próximo do que realmente acontece na empresa. Queremos que os alunos exercitem os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. É um verdadeiro laboratório”. A disciplina “Jogos de Empresas” é obrigatória para o curso de graduação de Contabilidade da FEAUSP. Luciane Reginato Cornaccione ficou muito feliz com o desempenho de seu aluno Thiago Baldan na competição. “Foi mérito dele. Levou a sério a disciplina”.