Alumni e a América

Você está aqui

Enviado por eopen em ter, 03/07/2012 - 11:46

> Cinco uspianos, um carro e uma ideia: Fazer uma expedição atravessando as Américas.

Por Rodrigo Dias Gomes

Cinco uspianos, um carro (carinhosamente apelidado de Tanajura) e uma ideia: fazer uma expedição pelas Américas e percorrer mais de 70 mil quilômetros, saindo de São Paulo, indo até o Alasca e voltando a Ushuaia . Para quem ainda não ouviu falar, nem viu nada no Facebook, trata-se da Expedição 4x1 - Retrato das Américas. Planejada por alumni da FEAUSP e da POLI USP, a 4x1 já começou no dia 30 de maio e está dando o que falar.

O que poderia ser uma viagem como outra qualquer, entretanto, parece tomar um rumo maior a partir das iniciativas dos cinco aventureiros. “Através da divulgação de conteúdos e dicas de viagem em nosso site e página no Facebook, temos o interesse de inspirar pessoas a conhecer melhor a quantidade de atrativos que a América oferece para nós, americanos”, conta Gabriel Ribeiro, formado pela FEA e um dos tripulantes. De acordo com ele, há a expectativa de, ao fim da viagem, “criar algo que possa usar os conhecimentos adquiridos dentro da principal Universidade pública do país, somados aos da experiência da viagem, para retribuir, de alguma forma, à sociedade”.

4x1 e a USP

Para os tripulantes, a vivência universitária proporcionada pela USP influenciou bastante na preparação e realização do projeto. “Costumamos dizer carinhosamente que a USP é a nossa “mãe”. Foi lá que nos conhecemos e usufruímos muito do ‘bandejão’, CEPEUSP, além da FEA e Poli. Participar desse universo de possibilidades que a USP proporciona, que vai muito além da sala de aula, com certeza foi um grande impulsionador para o surgimento da Expedição 4x1”, admite Ribeiro.

 As ideias da expedição 4x1 tiveram início ainda em tempos universitários, quando os cinco tripulantes moravam juntos em uma república. Já no mercado de trabalho, quatro deles no mercado de ações e um na área de marketing, eles acreditam que suas trajetórias profissionais tiveram peso significativo para a expedição. “Estávamos insatisfeitos com nossos trabalhos e um dos pressupostos da viagem é justamente realizar uma pausa em nossas carreiras para repensar o modo como vivíamos em São Paulo. Gostaríamos de conhecer novas culturas e modos de trabalho, além de pessoas inspiradoras”, argumenta Ribeiro.

O programa Feamais acompanha e, sem dúvidas, apoia a expedição destes Feanos. Para mais informações, os tripulantes mantêm o público atualizado por meio do site 4x1.com.br e da fanpage www.facebook.com/4x1retratosdasamericas.

Periodicamente também iremos publicar textos do site deles em nossas notícias.