Alumni criam app que permite fazer compras pelo celular

Enviado por eopen em qui, 03/07/2014 - 15:59

> Alumni criam aplicativo que possibilita fazer compras no metrô pelo celular

Por Anaís Motta

Movidos pela necessidade de otimizar seu próprio tempo ao tornar a tarefa de ir ao supermercado mais rápida, Fábio Campos e Gabriel Schiavoni, formados em Administração pela FEA e sócios na startup brasileira Mercode, desenvolveram um sistema que permite fazer compras apontando a câmera de um smartphone para fotos de produtos localizadas em estações do metrô. O aplicativo, que também leva o nome da empresa, conta com uma seleção de 90 produtos oferecidos em painéis instalados nas estações Faria Lima, Paulista e Pinheiros.

Fábio conta que antes mesmo de entrar na FEA já tinha a ideia de empreender e, por isso, escolheu o curso de Administração. Dentre tantas opções de faculdades, optou pela USP, não só pela conveniência de estudar em uma universidade pública e conceituada, mas também pela oportunidade de fazer diversas matérias optativas e, consequentemente, ter contato com pessoas distintas e assuntos nem sempre relacionados à Administração. “Fiz uma matéria como ouvinte na Física. O pessoal lá tem outra cabeça, pensa de modo diferente e compartilhar conhecimentos e experiências com eles foi muito bacana”, comenta.

Além disso, segundo Fábio, ao estudar na FEA, você precisa se adequar à rotina de estagiar, trabalhar, estudar muito, às vezes morar sozinho, e ir ao supermercado era uma tarefa que tomava muito tempo útil. Ele, em conjunto com seus amigos (e futuramente sócios), queria desenvolver uma forma de fazer compras de maneira mais rápida, uma vez que a possibilidade de comprar diretamente da internet – prática cada vez mais comum atualmente – não era suficientemente ágil.

O aplicativo Mercode está disponível apenas nas versões para Android e o protótipo para iOS ainda está em processo de liberação pela Apple. Para utilizá-lo, basta apontar a câmera do smartphone para o produto e dar um pequeno toque na tela. Ao lado da foto da mercadoria, há um “QR code”, que é lido pelo aplicativo para registrar a compra. Esse sistema já faz sucesso em países como Coreia do Sul, Alemanha e Inglaterra, e sua principal vantagem, obviamente, é a comodidade. Ele possibilita que as pessoas façam suas compras no caminho de casa ou do trabalho, sem a necessidade de ir ao mercado ou ligar um computador.

Antes de criar a empresa Mercode, Fábio já havia desenvolvido um serviço expresso de entregas chamado Disk Tudo. Funcionava como um disk pizza comum, por exemplo, só que com produtos diversos: o cliente fazia seu pedido e, dentro de uma hora, recebia as mercadorias em casa. O serviço só funcionava aos fins de semana e as entregas eram feitas de bicicleta por Fábio e seus sócios. “O Disk Tudo era apenas um experimento, mas influenciou demais na criação da Mercode. Sentíamos que havia uma demanda por isso, que as pessoas não queriam mais ir ao supermercado”, conta.

Fábio acredita que é necessária dedicação total para comandar uma empresa. Ser empreendedor é um trabalho full time – não dá pra trabalhar em um lugar e ser responsável por uma organização ao mesmo tempo. “É interessante ter um sócio, porque a carga de trabalho é muito grande. Um pode segurar a bronca do outro quando necessário”, afirma. E ainda dá a dica aos estudantes: “Se você tem uma ideia, vai pra rua e faz. Corra atrás e não deixe nada para o futuro, porque pode ser que você já tenha constituído uma família e, consequentemente, tenha mais responsabilidades, o que pode atrapalhar um novo empreendedor”, conclui.